O Centro Ciência Viva do Lousal, o único parceiro internacional do projeto LIFE RIBERMINE, juntamente com a coordenação do projeto, Minas JCCM – Castilla La Mancha Gov. e os parceiros da Universidad Complutense de Madrid, organizou nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2024 as Jornadas Técnicas LIFE RIBERMINE na área piloto do Lousal. Este evento centrou-se na exposição das técnicas aplicadas e na partilha de alguns dos resultados obtidos até ao momento, nas áreas de intervenção do projeto em Espanha e Portugal. Dirigiu-se a todos os interessados nestas temáticas, com particular ênfase para os beneficiários do projeto, mas também a um público diferenciado, técnico e estudantil, como membros das administrações locais e regionais, profissionais do setor mineiro e da área ambiental.

Estas Jornadas contaram com a participação de 11 oradores com as diferentes temáticas abordadas neste projeto. No primeiro dia, os trabalhos concentraram-se na abordagem técnica do projeto com explicação das diferentes técnicas utlizadas tanto em Espanha como em Portugal. O dia 21 foi dedicado ao AFTER-LIFE do projeto em discussão, assim como à difusão e transferibilidade das metodologias já aplicadas em dois casos de estudo. Adicionalmente, as Jornadas deram lugar à troca de conhecimentos e partilha de possibilidades para o futuro do projeto, com as diferentes entidades presentes.

No evento marcaram presença seis universidades – Universidad Castilla-La Mancha, Universidad Rey Juan Carlos, Universidad Complutense de Madrid, do lado espanhol; Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro, do lado português.

Externamente, mas completamente fundido com a filosofia e com as premissas do projeto LIFE RIBERMINE, Mónica Silva, Doutoranda do Centro de Geociências da Universidade de Coimbra apresentou a aplicação das metodologias utilizadas no projeto LIFE RIBERMINE no caso de estudo das pedreiras do Cabo Mondengo, e Thainara Ferreira, Doutoranda do grupo REPAIR da Universidade de Aveiro, mostrou os resultados da sua investigação na utilização de macroalgas marinhas na recuperação de elementos críticos terras raras resultantes da drenagem ácida mineira.

Estas Jornadas contaram com a participação de representantes de entidades do setor mineiro como a SOMINCOR, S.A., a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro e o Presidente da Sociedad Española para la Defensa del Patrimonio Geológico y Minero, altamente ligadas ao território e à sua exploração, assim como entidades do setor ambiental, EcoSativa e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

Durante estes dois dias, marcou-se o “quase final” do projeto LIFE RIBERMINE, partilhando os resultados práticos alcançados ao longo destes 4 anos, apesar de ainda estarem a serem realizadas algumas ações, sendo a sua conclusão em março de 2024. O evento foi muito bem acolhido por todos os participantes, refletindo a originalidade e relevância do projeto LIFE RIBERMINE, o cumprimento das metas propostas e a elevada qualidade dos trabalhos realizados e em realização.

Notícia retirada de: https://liferibermine.com

Saiba mais sobre o projeto LIFE RIBERMINE