Trilhos da Serra

Na Planta do Pé

Mina sai à Rua

Life no Lousal

Rocha com Pés e Cabeça

Percurso pedestre, inserido na temática do Ano Internacional dos Recursos Minerais, que contempla uma abordagem geológica e patrimonial da Aldeia Mineira do Lousal.

🕤 3h

📏 3km

Trilhos da Serra

Percurso pedestre de 4km situado na Herdade da Ribeira Abaixo, Estação de Campo do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações climáticas. Entre diferentes ecossistemas poderão entrar em contacto com técnicas de monitorização dos vários grupos de fauna e flora, assim como perceber as dinâmicas de um sistema agrosilvapastoril como o Montado.

Life Lousal

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Pernas Pr'a Andar

Percurso Interpretativo da Paisagem, Ciência, História Natural e Humana da Mina do Lousal.

Ao longo do percurso embarque numa viagem pela geologia, património mineiro, biologia e paisagem que explora o território do Lousal e as alterações decorrentes do funcionamento da Mina entre 1900 e 1988.

Entre muitos aspetos destacam-se: Casa da direção; Igreja de São Jorge; Escola primária; Ramal de embarque ferroviário do minério; Cursos de água; Zonas húmidas; Plantas mediterrânicas

Leve na memória a Mina do Lousal, a contemplação direta da natureza e sua fruição, a prática de exercício físico que contribui para a sua saúde e bem-estar, e sobretudo venha (Re)Descobrir e apaixone-se por uma das mais icónicas e desconhecidas localidades mineiras do nosso país!