CIÊNCIA VIVA NO VERÃO EM REDE 2024

Nas férias a Ciência sai à rua com centenas de ações de participação gratuita em todo o país, organizadas por centros ciência viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas.

Já se encontra disponível o programa de atividades que começa a 15 de Julho.

Ciência Viva no Verão em Rede 2024

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

DATA | 15-07 HORA | 10:30

DESCRIÇÃO | Entre na galeria mineira do Lousal (a 30m de profundidade) e faça duas viagens: anos de mineração no Lousal e um salto de 360 milhões de anos na história geológica do planeta. As falhas geológicas deram lugar à entivação, estrutura de madeira que servia de sustentação da galeria. A pirite deu lugar a mineiros e martelos pneumáticos. E a escuridão deu lugar à luz do conhecimento. Ouse conhece-lo!

MUÕES CÓSMICOS NA MINA

DATA | 20-07 HORA | 10h30

DESCRIÇÃO | Esta aventura inicia-se com uma conversa sobre os raios cósmicos e a técnica de tomografia com muões, que é seguida de uma visita ao detetor instalado na galeria Waldemar acompanhado pelos cientistas (físicos e geólogos) que trabalham no projeto.

MUÕES CÓSMICOS NA MINA

DATA | 03-08 HORA | 10h30

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

DATA | 04-08 HORA | 10h30

O MONTADO E O PAPEL DOS POLINIZADORES NOS ECOSSISTEMAS

DATA | 10-08 HORA | 10:30

DESCRIÇÃO | Serão apenas as abelhas os polinizadores das nossas paisagens? Associamos sempre este importante e vital papel ecológico às abelhas do mel… Mas há muito mais neste romance dos ecossistemas e da sua pintura neste quadro biodiverso que é o nosso montado. Venha daí descobrir alguns destes polinizadores que são os verdadeiros gestores e escultores dos nossos ecossistemas mediterrânicos. Curioso?

MORCEGAGENS

DATA | 10-08 HORA | 19h00

DESCRIÇÃO | Sabia que o morcego é o único mamífero com voo ativo? Venha descobrir o fascinante mundo destes animais, desde sempre envoltos em mistérios e mitos – tudo isto no maravilhoso crepúsculo da Aldeia Mineira do Lousal!

LOUSAL GEOMEGALÍTICO

DATA | 11-08 HORA | 17h00

DESCRIÇÃO | Rume ao Lousal e caminhe pelo montado alentejano ao redor da aldeia mineira do Lousal. No percurso saiba tudo sobre a geologia regional e, pela mão do arqueólogo Nuno Inácio, conheça dois dos mais representativos monumentos megalíticos e os propósitos da intervenção arqueológica levada a cabo na anta do Monte do Lousal.

PINHOLE – DA QUÍMICA DO PROCESSO À FOTOGRAFIA FINAL

DATA | 18-08 HORA | 10h30

DESCRIÇÃO | Será que é possível fazer uma máquina pinhole com recurso a uma caixa de sapatos? Numa época em que cada vez mais fazemos uso dos meios digitais, esta atividade irá mostrar como é possível voltar às raízes da fotografia utilizando materiais simples e acessíveis.Os participantes aprenderão a construir uma câmara pinhole, explorarão os princípios básicos da fotografia analógica, e entenderão o papel crucial da química no processo de revelação. Através desta experiência prática, será possível apreciar a magia da transformação de um simples pedaço de papel fotográfico numa imagem revelada, capturando momentos de forma artesanal e única. Venha descobrir o mundo da fotografia tradicional e leve consigo uma fotografia criada por você mesmo!