CIÊNCIA VIVA NO VERÃO EM REDE 2021

Nas férias a Ciência sai à rua com centenas de ações de participação gratuita em todo o país, organizadas por centros ciência viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas.

Já se encontra disponível o programa de atividades que começa a 15 de Julho.

Ciência Viva no Verão em Rede 2021

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

DATA | 18-07 HORA | 10:00

DESCRIÇÃO | Entre na galeria mineira do Lousal (a 30m de profundidade) e faça duas viagens: anos de mineração no Lousal e um salto de 360 milhões de anos na história geológica do planeta. As falhas geológicas deram lugar à entivação, estrutura de madeira que servia de sustentação da galeria. A pirite deu lugar a mineiros e martelos pneumáticos. E a escuridão deu lugar à luz do conhecimento. Ouse conhece-lo!

PLANTAS EM MOVIMENTO

DATA | 24-07 HORA | 9:00

DESCRIÇÃO | Após uma pequena apresentação sobre identificação botânica de espécies da flora do Alentejo no auditório do Centro Ciência Viva do Lousal, partimos à descoberta da flora, através de uma saída de campo pela Aldeia Mineira do Lousal e suas zonas húmidas.

MUÕES CÓSMICOS NA MINA

DATA | 1-08 HORA | 15:00

DESCRIÇÃO | Esta aventura inicia-se com uma conversa sobre os raios cósmicos e a técnica de tomografia com muões, que é seguida de uma visita ao detetor instalado na galeria Waldemar acompanhado pelos cientistas (físicos e geólogos) que trabalham no projeto.

ERRADICAÇÃO DE ACÁCIAS

DATA | 7-08 HORA | 8:30

DESCRIÇÃO | As acácias apresentam elevada amplitude ecológica, colonizando muito eficazmente áreas perturbadas e sujeitas a incêndios, originando povoamentos monoespecíficos que substituem os habitats nativos, proliferando nas orlas de povoamentos florestais, pinhais e matagais, dunas, margens de cursos de água, vertentes com elevada exposição, bermas e taludes. Em Portugal, todas as espécies do género Acacia sp. são consideradas invasoras. Na proximidade da área de intervenção do projeto Life Ribermine, do qual o Centro Ciência Viva do Lousal é parceiro, existe um núcleo considerável e em expansão da exótica e invasora Acacia dealbata Link. (mimosa). Venha conhecer a problemática das invasoras e participar como voluntário num projeto de fundos europeus, utilizando uma das técnicas mais eficazes de controlo desta espécie.

MORCEGAGENS

DATA | 14-08 HORA | 19:00

DESCRIÇÃO | Sabia que o morcego é o único mamífero com voo ativo? Venha descobrir o fascinante mundo destes animais, desde sempre envoltos em mistérios e mitos – tudo isto no maravilhoso crepúsculo da Aldeia Mineira do Lousal!

MIRMECÓLOGO POR UM DIA

DATA | 15-08 HORA | 10:00

DESCRIÇÃO | Sabe o que é a Mirmecologia?
É a ciência que estuda as formigas! Quer ser Mirmecólogo por um dia? Venha aprender a recolher e analisar amostras de formigas. Saiba como funciona um formigueiro.
Conheça o mundo fascinante das Formigas!

LOUSAL À LUZ DAS ESTRELAS

DATA | 21-08 HORA | 21:00

DESCRIÇÃO | A observação astronómica será feita ao vivo ao telescópio mas com imagem projetada no anfiteatro, partilhando a experiência do uso do telescópio com obtenção de imagem direta mas, mais importante, o debater simultâneo do que são os astros celestes observados. E este é o debate mais interessante da sessão: a astrofísica (o entender) do que é o universo. Pelo caminho observaremos Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno culminando com a visão belíssima das crateras lunares. Apaixonante!
A viagem seguirá por estrelas, nebulosas planetárias, exames estelares abertos e globulares, terminando depois com as galáxias, a larga escala no universo.

BIRDWATCHING

DATA | 28-08 HORA | 8:30

DESCRIÇÃO | Apesar de abandonada a Mina do Lousal continua cheia de vida! O barulho dos martelos e das explosões deram lugar ao chilrear e os olhos deixaram o subsolo para olhar para o céu.
A observação de aves, birdwatching, é cada vez mais uma atividade apaixonante que atra  desde os 8 aos 80. Com binóculos ou a olho nu, venha descobrir as aves que sobrevoam a mina do Lousal.

PERNAS PR’A ANDAR

DATA | 4-09 HORA | 9:00

DESCRIÇÃO | Percurso Interpretativo da Paisagem, Ciência, História Natural e Humana da Mina do Lousal, incluindo parte da Corta Mineira, mas também outros locais relevantes e identitários desta antiga Vila Mineira e seu entorno. Explicar-se- o a hist ria geológica e a evolução da paisagem industrial ligada ao desenvolvimento mineiro e sua arquitetura, focando-se períodos marcados de evolução desde o início da mina em 1900, a fase da mecanização, o abandono e a desertificação do território.

COBRAS DE PORTUGAL: DA BIOLOGIA AOS MITOS

DATA | 5-09 HORA | 9:00

DESCRIÇÃO | O projeto Cobras de Portugal pretende sensibilizar para a importância ecológica das serpentes nos ecossistemas, assim como capacitar os participantes para poderem contribuir de forma ativa na conserva  o destes animais. Ao longo da sessão ser o abordados temas relacionados com a biologia e conserva  o das serpentes, boas práticas a adotar, bem como a desmistificação de mitos e histórias associados a estes répteis. Haverá também a oportunidade de aprender a identificar as várias espécies de serpentes que ocorrem naturalmente em Portugal.

NOS TRILHOS DA SERRA

DATA | 11-09 HORA | 8:30

DESCRIÇÃO | PPor montado e galerias ripícolas, olivais e coisas mais, o percurso pedestre de cerca de 2km da Herdade da Ribeira Abaixo faz-nos mergulhar na Natureza e tirar dela o que de melhor tem para nos oferecer.