Contactos | English | Mapa do site

Explorar ciência, extrair conhecimento

Os Centros Ciência Viva têm como principal objetivo a divulgação da cultura científica e tecnológica junto da população portuguesa. São espaços dinâmicos de conhecimento e lazer, onde se estimula a curiosidade científica e o desejo de aprender.

The Ciência Viva Centres are dynamic places of learning and fun, where scientific curiosity and the desire to learn are stimulated.

O Centro Ciência Viva do Lousal apoio a Marcha pela Ciência

22-03-2017 12:22:00

A Marcha pela Ciência promove uma ciência financiada publicamente e a sua comunicação efectiva à sociedade, como um pilar fundamental da liberdade e da prosperidade.
Apelamos a uma união entre cientistas e não-cientistas, baseada na diversidade, e independente de partidos políticos, para juntos defendermos a importância da ciência enquanto veículo de promoção e desenvolvimento do bem-comum. Enquanto membros de sociedades livres, é nosso dever proteger o direito ao acesso ao conhecimento, à possibilidade de aprender, interagir e até de moldar o conhecimento científico.

Programação Mensal - Março

09-03-2017 13:13:00

Da fantástica conjugação de dois átomos de hidrogénio e de um átomo de oxigénio, surge um elemento que, apesar da sua simplicidade, constituiria a primeira faísca. É da água que surge a vida e é da água que são feitas todas as formas de vida que conhecemos.
É a água, este solvente universal, que nos permite ter processos químicos que contribuem significativamente para a melhoria do nosso dia a dia e que coloca em funcionamento muitas das engrenagens deste complicado mecanismo que é o planeta Terra.
Da biologia, à química, à física, à geologia e a tantas outras ciências, venha descobrir a cascata de atividades que o Centro Ciência Viva do Lousal preparou para si.

III Olimpíadas Portuguesas de Geologia

20-10-2016 15:06:00

Na sequência do enorme êxito das duas edições anteriores, quer quanto ao número de participantes, quer quanto aos resultados obtidos pelos nossos “estudantes olímpicos” nas International Earth Science Olympiads (IESO), terá lugar, no ano letivo de 2016/17, a terceira edição das “Olimpíadas Portuguesas de Geologia” (OPG 2017).

Big Bang de Ciência

20-12-2015 17:02:00

Chegou o Big Bang de Ciência, o primeiro Show Científico do Centro Ciência Viva do Lousal! E não tem de se preocupar com nada pois nós levamos o espectáculo até si!

Nos Tempos da Mina - Programação para Seniores

05-02-2015 17:53:00

Escolha um dos nossos programas de meio dia ou conjugue-os e passe um dia inesquecível no Lousal! Mais

Rota da Pirite

15-01-2015 17:47:00

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia - LNEG apoia uma das principais rotas mineiras da Europa, dinamizando também a descoberta da geodiversidade do Alentejo! O LNEG difunde online as brochuras Atlanterra sobre a Rota da Pirite, que inclui as minas do Lousal.

img cvtv

Encerramento temporário da Gruta Virtual (CAVE Hollowspace)

20-10-2016 18:48:00

Por motivos de ordem técnica, a Gruta Virtual (CAVE Hollowspace) está temporariamente encerrada.
Pedimos desculpas pelo incómodo. Mais

ABERTO

• Terça a Domingo (incluindo feriados):
    10h00 às 18h00

O Centro Ciência Viva do Lousal está encerrado às segundas-feiras, e nos dias 24, 25 e 31 de Dezembro, e 1 de Janeiro.

Consulte mais INFORMAÇÕES ÚTEIS